Como você avalia o ensino da Geografia no Brasil.

sábado, 1 de maio de 2010

Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Departamento de Ciências Humanas – DCH Campus IV

Componente: Geografia Semestre: 1º / 2010.1
Disciplina: Praticas de ensino
Docente: Marcos Paulo
Alunos: Yara, Ailton, Lucas, Eleildes, Naiara, Luzemario, Juliano 


                                                               ANÁLISE DE TEXTO

Lacoste,Yves,1929-


A geografia-Isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra/Yves Lacoste; Tradução Maria Cecília França - Campinas SP: Papirus, 1988.

      Quem diria mais àquela geografia que não nos interessava não tem nada de simples, isso mesmo a geografia disciplina, é na verdade uma versão mascarada da geografia usada para se obter poder.

       Segundo Yves Lacoste, toda essa “inocência” da geografia tem um propósito, que é de não mostrar aos cidadãos comuns qual o real poder da geografia. Pois no passado e também ainda hoje quem detém o conhecimento desta ciência controla o poder. Muitos podem ainda está questionando como a “geografia” pode dar o poder a alguém, se para alguns desses a geografia é apenas a reunião de alguns conhecimentos de outras disciplinas como sociologia e que para estes deveria ser extinto do âmbito escolar. Tirando essa fantasia de simples, sem maldade e sem necessidade alguma de se conhecê-la, a geografia é talvez a arma mais preciosa dos governos, pois sem os conhecimentos contidos na geografia muitas guerras não teriam acontecido.


        Mas como? A geografia não diz apenas o clima e o relevo de determinado lugar? Essa disciplina está longe de ser apenas isso, ela vai muito mais alem, nas guerras, por exemplo: a geografia serviu como um importante instrumento de batalha, dando aos que utilizavam uma importante riqueza de detalhas sobre o espaço a ser atacado. Mais nem sempre esse conhecimento é o bastante, até por que o conhecimento da geografia não é apenas aquele obtido pelos militares ou aquele passado nas escolas. Tem também o conhecimento popular da geografia, que é mais utilizado por aqueles que moram na determinada região, pois conhecem perfeitamente como é o relevo, natureza, clima e outros, podendo ser usado como seu aliado. Um bom exemplo da aplicação desse conhecimento se deu na guerra dos canudos na Bahia. A resistência de Antonio conselheiro e seu grupo deram-se pelo uso inteligente da geografia contra os macacos (policiais), que cumprindo ordens dos comandantes Brasileiros daquela época tiveram bastante trabalho para conseguir êxito, só conseguindo a vitória depois de reunir um grande número de homens para o combate.


       São em fatos como esses é que podemos perceber a real face da geografia a face que por tanto tempo nos foi escondida, sendo necessário que haja um despertar em geral para que possamos perceber que a geografia é bem mais abrangente e importante o quanto pensamos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário