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segunda-feira, 19 de julho de 2010

Análise Crítica

Concepções Teóricas e Elementos da prática de Ensino de Geografia

A partir da leitura do texto de Lana de Souza Calvacanti, é possível observar que as informações são esclarecedoras e o texto é bem estruturado, possibilitando identificar trópicos que revelem a idéia central do texto.

• A Geografia escolar busca adequar seus conteúdos a sociedade em mudança.

• A educação Geográfica consiste em levar os cidadãos a uma consciência da especialidade das coisas e fenômenos, vivenciados ou não. Contribuindo para a formação geral dos cidadãos.

• Os conteúdos são instrumentos, e a escolha desses, vai depender de sua utilização para o aluno.

• A contribuição da Geografia em um dos aspectos da educação ambiental é, fornecer instrumentos para que os cidadãos possam localizar e saber diferenciar os diferentes tipos de ambiente.

• Para o professor não basta ter domínio da matéria, o ensino é um processo composto por objetos, conteúdos e métodos.

• Há necessidade em pensar na Geografia da vida cotidiana é, estabelecer relações entre os conceitos cotidianos dos alunos e os trabalhos pela ciência geográfica.

• O objeto de estudo da matéria, do professor de Geografia é, o uso que ele faz do livro didático, escolhido pelos professores muitas vezes sem a reflexão necessária.

Porém, é importante ressaltar que constam idéias repetitivas e contrarias ao longo do texto, causando certo incomodo ao leitor.

“ Por outro lado, a complexidade do espaço geográfico global e de compreensão mais difícil para o cidadão, necessitando para isso de referências mais sistematizadas, para além das referência cotidianas” (p.13)

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