Como você avalia o ensino da Geografia no Brasil.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

As Diversas Possibilidades para o Ensino da Geografia

A maioria dos alunos não demonstra interesse em aprender Geografia, em muitos casos os mesmos se preocupam com o português devido às maiores dificuldades. Além disso, é visto por parte dos educandos como uma aula chata, nessa perspectiva se faz necessário que o professor de Geografia busque alternativas pedagógicas que ofereçam atrativos.

 No caso da Geografia são diversos os mecanismos que podem ser usados nesse processo, a seguir algumas dicas que provavelmente servirão para dinamizar e alcançar objetivos satisfatórios.

• Iniciar a aula fazendo uma introdução do assunto a ser abordado e dos objetivos a serem alcançados.

• Relembrar o assunto da aula passada para que haja uma ligação entre os conteúdos.

• A utilização de transparências, vídeos, jornais, revistas e músicas são importantes instrumentos para a fixação de conteúdos.

• Incentivos à leitura, uma vez que a mídia tomou o lugar da mesma, e realização de trabalhos Dirigidos em Grupo.

• O provimento de aulas de campo, conhecidas como atividade extra-classe, fornece um grande potencial para a aprendizagem, pois se trata da prática, do real, da experiência.

Essas são algumas das possibilidades que o professor dessa fantástica ciência pode utilizar como ponto de partida para a composição das aulas. No entanto, o que vale mesmo é a criatividade do professor, uma vez que cada um possui um estilo próprio e não existe uma maneira padrão de se ensinar.


Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/geografia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário